Coordenador : Márcia Maria Sales dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389760.2199.246635.17022023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : 400
Local de atuação: Comunidade ambulatorial da região metropolitana direcionada ao hospital universitário Antônio Pedro. Comunidade virtual com acesso à internet.
Objetivo
• Integrar a atividade docente com a pluri assistencial incluindo os alunos da graduação no contexto de saúde integrada Implantar metodologia ativa de ensino-aprendizagem para o aluno da Graduação nos cenários de assistência médica- estimular o aluno a integrar na prática médica o papel educador do médico na interação com o paciente promovendo a formação do profissional inserido no contexto epidemiológico da população assistida • Desenvolver práticas educacionais e informação fidedigna para a população sobre a síndrome metabólica de forma clara e de fácil compreensão. Confecção de material áudio visual para uso em atividades presenciais e remotas. • Esclarecer a população quanto à definição, efeito sistêmico em vários órgãos, riscos, complicações, prevenção e diagnóstico da obesidade. Fortalecer o dialogo com a comunidade e a a relação ensino-pesquisa e extensão. Encorajar docentes, discentes e assistidos a se unirem em prol da saúde humana e transformação social. • Reforçar a importância de incorporar na prática clínica as medidas antropométricas no diagnóstico e pesquisa clínica de síndrome metabólica. Exame rápido e de baixo custo não invasivo e de fácil realização ideal para países continentais como o Brasil. • O presente estudo pode dar origem a estratégias de cuidados na atenção primária pelas quais as diferenças entre a prática empregada atualmente e o que está estabelecido nas diretrizes possam ser reduzidas em benefício do paciente. Estimar a melhoria da qualidade de vida e saúde dos indivíduos assistidos
Resumo
A síndrome metabólica é reconhecida como uma entidade complexa que associa fatores de risco cardiovasculares bem estabelecidos, como hipertensão arterial, dislipidemia, e diabetes, entre outros, com a obesidade central e a resistência à insulina. A Síndrome Metabólica já é um dos principais desafios da prática clínica e da saúde pública do século. Afinal, sua concomitância com afecções cardiovasculares aumenta a mortalidade geral em cerca de 1,5 vezes e a cardiovascular em aproximadamente 2,5 vezes. Apesar da gravidade, o publico em geral a desconhece. A epidemia mundial de obesidade e diabetes foi agravada após a pandemia de SARS-COV2. O isolamento social favoreceu o sedentarismo, uso de álcool e piora na qualidade alimentar. Em consequência, houve aumento no peso corporal e piora do perfil metabólico dos indivíduos agravando ainda mais a prevalência e gravidade da síndrome metabólica. O presente estudo visa informar, esclarecer sobre o significado e riscos para a saúde desta grave e crescente doença. A orientação da população quantos aos riscos sistêmicos que o aumento de peso corporal provoca em sua saúde e implementar ações para modificações de estilo de vida e controle de fatores de risco cardiovascular com melhora da qualidade de vida e longevidade. O objetivo, é focar na prevenção primária, atuando sobretudo na educação comportamental. A consciência corporal e dietética, associada a mudanças nos hábitos de vida como a prática de exercícios físicos são peças chave neste processo. A Universidade cumpre seu papel social e educacional, atuando contra a epidemia crônica e silenciosa, provocada pela síndrome metabólica.